sábado, 19 de março de 2011

ARTIGO: O Abandono do Rock Nacional

Share on Tumblr
É muito bem sabido da importância das redes sociais nos dias em que vivemos. Sites, Blogs, Orkut, Face Book, Twitter, Chats e Fóruns têm sido os canais de propagação instantânea de informação, sendo ferramentas sem as quais o mundo não mais funcionaria; não no rítimo que testemunhamos hoje. Mas e o bom e velho Rock Nacional do Brasil, a quantas anda nisso tudo?

Pois bem, sou um dos músicos e fãs que admiram e tentam resgatar a cultura contida nas ideologias e poesias do rock nacional dos anos 70, 80 e 90. Junto com alguns amigos promovemos o Rock Nacional através deste blog, o Projeto Backup. Meu grande espanto foi constatar que, apesar de existirem redes sociais ativas sobre Rock Nacional, em uma das mais recentes, o Twitter, ao digitar a hashtag "#RockNacional ", apareceram menções de Rock Nacional não do Brasil, mas da Venezuela, um país bem menor que o nosso.

Além disso, o que se encontram hoje no twitter é um outro rock nacional. É óbvio que o Rock de hoje em dia não é como o do passado, pois é o rock de hoje em dia , oras! E se fosse como o do passado estariam apenas tentando copiar... Os próprios artistas de hoje têm a consciência de que é impossível se igualar a Renato Russo, Raul Seixas, Cazuza e outros da mesma época, por isso tentam outro caminho.

Aliás, apesar de muitos afirmarem que as bandas novas sequer tocam rock. A diferença vantajosa que elas possuem está no empenho dos fãs do "novo rock" em divulgar o que gostam intensamente nesta poderosa ferramenta, a internet; enquanto, os fãs de Rock Nacional, trancam-se no quarto ou ouvem com meia dúzia de amigos e muito pouco ou nada fazem pela divulgação dos clássicos do Rock Nacional e se lamentam falando mal das bandas de hoje.

Assim, ainda emprimeira pessoa, falando como fã, músico e blogueiro, concluo que falar bem do que é bom, promove o que é bom e falar mal do que é ruim, não promove outra coisa senão a coisa ruim de que se falam. Se isso não for motivo suficiente para convencer fãs de verdade do Rock Nacional de verdade a usarem o twitter, unindo-se em prol do Rock Nacional, retiro tudo o que eu disse e deleto este blog.

Participe da #CAMPANHA @SigaRockBrasil no Twitter

Esta campanha é promovida por este blog e tem o intuito de promover o Rock Nacional através do Twitter, apoiando todo e qualquer movimento em favor do Rock Nacional, inclusive o prórpio blog ProjetoBackup.

Para participar é só tuitar ou retuitar #CAMPANHA @SigaRockBrasil. Dica pra tuitar é incluir no twit outras hashtags como #LegiãoUrbana, #RaulSeixas, #Cazuza, #RPM, #EngenheirosDoHawaii, #ParalamasDoSucesso, #Titãs, etc. Veja os nossos twits e os retuíte.
............................................................................................................................

Como criar um twitter: Clique aqui

............................................................................................................................


*Clique em "comentários" para saber como deixar aqui sua opinião.


@SigaRockBrasil
group1268689@groupsim.com

9 comentários:

  1. SE VOCÊ NUNCA COMENTOU UM POSTAGEM DE BLOG, RELAXA, SEMPRE TEM UMA PRIMEIRA VEZ. FICO HONRADO QUE SEJA CONOSCO.

    Como comentar: Escreva a sua opinião, escolha sua conta google (orkut, gmail, YouTube) e por fim clique em "postar comentário". A sua opinião é fundamental para direcionarmos nossos trabalhos para promover o Rock Nacional.

    Dúvidas ainda? Sem problemas! Add: projetobackup1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela postagem Renato, concordo com vc, alguns ainda se preocupam mto em ficar falando mal desse tipo de música atual, e esquece do mais importante q é divulgar o q realmente gosta!

    ResponderEliminar
  3. Cara, tu falou exatamente tudo no artigo: O Abandono do Rock Nacional.
    Eu sou fã do rock nacional dos anos 70, 80 e 90 apesar de não conhecer muita coisa. Eu nasci e me criei no interior e as radios daqui tocavam muito pouco rock.
    Comecei um projeto via podcast e acho que você poderia me auxiliar muito com todo o seu conhecimento e até com músicas... Quem sabe, né?
    Segue o link aeee: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=6752

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo comentário, amigo.

    Divulgue seu podcast no espaço que oferecemos aqui mesmo no blog: http://blogrocknacional.blogspot.com/2011/03/internet-sites-comunidades-twitters.html

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Gostei do blog

    Siga o meu http://temtudomega.blogspot.com
    O melhor blog de dicas e downloads da web.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela postagem, como disse o Ivo acima, o proprio nome do artigo já diz tudo "O Abandono do Rock Nacional " e concordo com a Jana as pessoas tem que para com essa mania de falar mal das bandas atuais, pq de certa forma estão divulgando o q não gostam e deixando de lado o q realmente dizem q gostam!!!

    ResponderEliminar
  7. Não é o bom rock que esta morrendo e sim as pessoas de bom senso!

    ResponderEliminar
  8. Condessa postou no dia do niver do Renato rsrs.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar! Sua participação é muito importante!

É de fãs que participam de que o Rock Nacional Precisa!

Só não serão tolerados preconceitos e ofensas a quem quer que seja, pelo bem do Rock Nacional.

Linkwithin













#CAMPANHA @SigaRockBrasil

Desafiamos a todos o fãs de Rock Nacional a se unirem neste espaço democrático e provarem que independente do que a mídia tenta impor, nada substitui o bom e velho Rock Nacional. Siga o blog, divulgue, comente... É muito fácil, até crianças de 12 anos se únem por suas bandas favoritas e dominam a mídia! É, temos que conviver com o fato de que se trancar no quarto e ouvir seus hits não faz o Rock Nacional ganhar mais fãs e, em vez de promovê-lo, ajuda a acabar de matá-lo! Junte-se a nós.

Arquivo do blogue